Pular para o conteúdo principal

A contaminação do Pó de Broca na Cidade dos Meninos

A Cidade dos Meninos é uma bairro localizado em Duque de Caxias, no Segundo Distrito, em uma região conhecida como Pilar, é uma área Federal com 19 hectares.

NOS ANOS 40 foi criado no local um complexo educacional para crianças pobres, no ano de 1943 pela então Primeira Dama Darcy Vargas. (foto ao lado)

Pouco tempo após, o Ministério da Saúde instala no local uma fábrica de “pesticidas”. Os produtos ali produzidos eram para combater a malária então edêmica na região.


NOS ANOS 50 a fábrica foi desativada e todo o material ali abandonado começou a se espalhar e a se infiltrar pelo solo, iniciando um longo processo de contaminação do Meio Ambiente, comprometendo as reservas hídricas de consumo na região. Até os dias de hoje o “Pó de Broca” como é chamado o HCH (hexaclorociclohexano).

“O HCH foi definido por institutos de Pesquisas e Análises com um poluente químico de potencial tóxico para a saúde humana e para o meio ambiente”.

Um exemplo clássico de irresponsabilidade, fragmentação administrativa, incompetência, fragilidade dos órgãos oficiais responsáveis pelo Meio Ambiente, neste caso inclui o ministério da Saúde, quem deveria salvar vidas, aqui dilacerando sonhos.

Este quadro ilustra a gigantesca e perene negligência com a qual se trata a criança pobre brasileira e como se aceita como natural que os riscos da poluição e da contaminação por produtos químicos recaiam sobre a população mais pobre.

Foto da placa com a mensagem de entrada proibida, área em processo de descontaminação.

Comentários

  1. Realmente me lembro desse produto
    na minha infância,de cheiro muito forte!

    ResponderExcluir
  2. Famílias vivem ali em meio ao descaso do governo federal. Que não faz nada para mudar a realidade dessas famílias.

    ResponderExcluir
  3. E os ex-alunos, como é que fica em relação as indenizações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O municipio empurra a responsabilidade para o governo federal. Este por sua empurra o problema para o municipio.

      Excluir
  4. Como esse acidente poderia ter sido evitado?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Ficamos algum tempo off. Retornamos agora para fortalecer a rede de proteção ambiental em nosso pais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A contaminação geradas pelos cemitérios

Um cemitério mal zelado podem gerar graves problemas. Cessada a vida, anulam-se as trocas nutritivas das células e o meio acidifica-se, iniciando-se o fenômeno transformativo de autólise. Enterrado o corpo (inumação ou entumulamento), instalam-se os processos putrefativos de ordem físico-química, em que atuam vários microorganismos. A PUTREFAÇÃO dos cadáveres é  influenciada por fatores intrínsecos e extrínsecos. Os intrínsecos são pertencem ao próprio corpo, tais como: idade, constituição física e causa-mortis. Os extrínsecos são pertinentes ao ambiente onde o corpo foi depositado, tais como: temperatura, umidade, aeração, constituição mineralógica do solo, permeabilidade (...) O corpo humano, em sua constituição apresenta cerca de 65% de água, com relação ao peso. Os indivíduos magros apresentam um conteúdo de até 75% de água, enquanto que os indivíduos gordos apresentam até 55% de água. Dessa maneira um indivíduo adulto que tenha 70 kg tem um conteúdo da ordem de 46 Kg em água,

O Canal Caboclo

Há poucos metros do Centro de Duque de Caxias, iniciando-se a partir da comunidade da Vila Ideal está o Canal Caboclo. CANAL: 1- Curso d'água natural ou artificial, claramente diferenciado, que contém água em movimento contínua ou periodicamente, ou então que estabelece interconexão entre duas massas de água (DNAEE, 1976). 2- Corrente de água navegável que escoa entre bancos de areia, lama ou pedras (Diccionario de la Naturaleza, 1987). Partindo desta teoria, afirmamos que o Canal Caboclo faz a conexão de duas massas de água, a primeira, o Rio Meriti e a segunda o Rio Sarapuí. Ambos os rios foram navegáveis no passado, e até os dias de hoje, podemos observar pequenos barcos circulando por suas águas.´ Já o Canal Caboclo nos trechos da Rua Caio de Carvalho e da Rua Milton Mendonça, ambas no Centro de Duque de Caxias, vem causando inúmeros transtornos para as familias que residem as margens do Canal, e também, nos dias de chuva com grande volume de água, o Canal transborda p

O reflorestamento urbano

Foto: Prefeitura de Ipatinga   O reflorestamento urbano é uma prática essencial para as cidades, especialmente considerando que, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050, 68% da população mundial viverá em áreas urbanas³. Vamos explorar mais sobre o tema: O que é reflorestamento urbano? O reflorestamento urbano envolve o plantio controlado de árvores em áreas urbanas. Seu objetivo é multifacetado e está diretamente relacionado às necessidades das cidades. Aqui estão alguns dos benefícios e objetivos do reflorestamento urbano: 1. Modificação do clima: As áreas verdes ajudam a combater o calor, tornando as cidades mais agradáveis para os habitantes. 2. Melhoria da qualidade do ar: Dado o alto tráfego nas cidades, os níveis de CO2 podem ser prejudiciais. As árvores contribuem para filtrar o ar e melhorar sua qualidade. 3. Beleza e sombra: O reflorestamento em áreas urbanas também visa embelezar as ruas e criar áreas de sombra para os pedestres. Técnicas