Pular para o conteúdo principal

O Canal Caboclo

Há poucos metros do Centro de Duque de Caxias, iniciando-se a partir da comunidade da Vila Ideal está o Canal Caboclo.

CANAL:
1- Curso d'água natural ou artificial, claramente diferenciado, que contém água em movimento contínua ou periodicamente, ou então que estabelece interconexão entre duas massas de água (DNAEE, 1976).

2- Corrente de água navegável que escoa entre bancos de areia, lama ou pedras (Diccionario de la Naturaleza, 1987).

Partindo desta teoria, afirmamos que o Canal Caboclo faz a conexão de duas massas de água, a primeira, o Rio Meriti e a segunda o Rio Sarapuí. Ambos os rios foram navegáveis no passado, e até os dias de hoje, podemos observar pequenos barcos circulando por suas águas.´
Já o Canal Caboclo nos trechos da Rua Caio de Carvalho e da Rua Milton Mendonça, ambas no Centro de Duque de Caxias, vem causando inúmeros transtornos para as familias que residem as margens do Canal, e também, nos dias de chuva com grande volume de água, o Canal transborda provocando enchentes em diversos pontos.

Segundo o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Engenho do Porto, Daniel Ribeiro, "inúmeras foram as tentativas de sensibilizar o governo municipal e a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas para a necessidade de se fazer periodicamente a dragagem do Canal." "O lixo depositado nas margens do Canal foi deixado pela própria prefeitura municipal depois de realizar a dragagem. será que todo o dinheiro gasto para pagar combustível para os caminhões e máquinas operarem, o salário de operários, supervisores, e "aspones" municipais terá que ser gasto de novo?" Afirma Jorge dos Santos, residente na Rua Coronel Solon Ribeiro.
Como podemos observar na fotografia acima, há um descaso muito grande com a questão ambiental no município de Duque de Caxias.
Hoje se faz necessário uma intervenção séria e responsável por parte do governo municipal a fim de fazer a manutenção periódica do Canal, instalando placas informando a comunidade sobre os riscos de se jogar lixo às margens do Canal, e também de se instalar um alambrado de ferro como medida de prevenção para crianças, jovens e adultos que circulam no local todos os dias. E se não for pedir muito, construir uma calçada com banquinhos de concreto para que as pessoas possam aproveitar as agradáveis sombras das árvores que estão as margens do Canal.
Ao lado podemos observar que a comunidade está depositando o lixo domiciliar junto ao entulho deixado pela prefeitura municipal de Duque de Caxias.

Comentários

  1. estamos em 2018. e nada mudou para melhor e sim para pior! o presidente da associação de moradores faleceu, e nao viu a obra pronta! o canal nao foi canalizado, o mato toma conta! e o que esperar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Essa luta é antiga. Estamos em 2023 e nada mudou.

      Excluir
    2. Boa noite. Ficamos algum tempo off. Retornamos agora para fortalecer a rede de proteção ambiental em nosso pais.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A contaminação geradas pelos cemitérios

Um cemitério mal zelado podem gerar graves problemas. Cessada a vida, anulam-se as trocas nutritivas das células e o meio acidifica-se, iniciando-se o fenômeno transformativo de autólise. Enterrado o corpo (inumação ou entumulamento), instalam-se os processos putrefativos de ordem físico-química, em que atuam vários microorganismos. A PUTREFAÇÃO dos cadáveres é  influenciada por fatores intrínsecos e extrínsecos. Os intrínsecos são pertencem ao próprio corpo, tais como: idade, constituição física e causa-mortis. Os extrínsecos são pertinentes ao ambiente onde o corpo foi depositado, tais como: temperatura, umidade, aeração, constituição mineralógica do solo, permeabilidade (...) O corpo humano, em sua constituição apresenta cerca de 65% de água, com relação ao peso. Os indivíduos magros apresentam um conteúdo de até 75% de água, enquanto que os indivíduos gordos apresentam até 55% de água. Dessa maneira um indivíduo adulto que tenha 70 kg tem um conteúdo da ordem de 46 Kg em água,

O reflorestamento urbano

Foto: Prefeitura de Ipatinga   O reflorestamento urbano é uma prática essencial para as cidades, especialmente considerando que, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050, 68% da população mundial viverá em áreas urbanas³. Vamos explorar mais sobre o tema: O que é reflorestamento urbano? O reflorestamento urbano envolve o plantio controlado de árvores em áreas urbanas. Seu objetivo é multifacetado e está diretamente relacionado às necessidades das cidades. Aqui estão alguns dos benefícios e objetivos do reflorestamento urbano: 1. Modificação do clima: As áreas verdes ajudam a combater o calor, tornando as cidades mais agradáveis para os habitantes. 2. Melhoria da qualidade do ar: Dado o alto tráfego nas cidades, os níveis de CO2 podem ser prejudiciais. As árvores contribuem para filtrar o ar e melhorar sua qualidade. 3. Beleza e sombra: O reflorestamento em áreas urbanas também visa embelezar as ruas e criar áreas de sombra para os pedestres. Técnicas