Pular para o conteúdo principal

GAS METANO

O composto orgânico METANO é o primeiro membro da série dos alcanos, ele pode dar origem a derivados, como exemplo o GÁS METANO.

Um gás que se forma nos pântanos através da FERMENTAÇÃO ANAERÓBICA foi descoberto em 1778 pelo químico italiano Alessandro Volta - ver foto - (1745-1827), ele o nomeou de "GÁS DOS PÂNTANOS". Esse mesmo gás mais tarde passou a se chamar GÁS METANO, e é como o conhecemos até hoje.

Essa FERMENTAÇÃO ANAERÓBICA se dá pela ausência de OXIGÊNIO, é a mesma que ocorre em depósitos de lixo e nos esgotos que também geram o metano. A extração do metano pode ser realizada a partir do GÁS NATURAL, DO PETRÓLEO, DO XISTO BETUMINOSO OU DA HULHA.

A presença do GÁS METANO na atmosfera afeta a temperatura e o sistema climático da Terra, ele é o principal componente do GÁS NATURAL, por isso é um dos gases causadores do EFEITO ESTUFA.

O METANO e outros gases podem ser produzidos quando o esterco animal é manuseado em condições anaeróbicas (sem oxigênio). Existem estudos realizados com o intuito de substituir o petróleo por esse gás, mas é preciso considerar que ele também polui o meio ambiente.




O GÁS METANO também pode ser encontrado em larga escala nos lixões e aterros sanitários, onde o GÁS METANO é produzido a partir da decomposição do LIXO ORGÂNICO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A contaminação geradas pelos cemitérios

Um cemitério mal zelado podem gerar graves problemas. Cessada a vida, anulam-se as trocas nutritivas das células e o meio acidifica-se, iniciando-se o fenômeno transformativo de autólise. Enterrado o corpo (inumação ou entumulamento), instalam-se os processos putrefativos de ordem físico-química, em que atuam vários microorganismos. A PUTREFAÇÃO dos cadáveres é  influenciada por fatores intrínsecos e extrínsecos. Os intrínsecos são pertencem ao próprio corpo, tais como: idade, constituição física e causa-mortis. Os extrínsecos são pertinentes ao ambiente onde o corpo foi depositado, tais como: temperatura, umidade, aeração, constituição mineralógica do solo, permeabilidade (...) O corpo humano, em sua constituição apresenta cerca de 65% de água, com relação ao peso. Os indivíduos magros apresentam um conteúdo de até 75% de água, enquanto que os indivíduos gordos apresentam até 55% de água. Dessa maneira um indivíduo adulto que tenha 70 kg tem um conteúdo da ordem de 46 Kg em água,

O Canal Caboclo

Há poucos metros do Centro de Duque de Caxias, iniciando-se a partir da comunidade da Vila Ideal está o Canal Caboclo. CANAL: 1- Curso d'água natural ou artificial, claramente diferenciado, que contém água em movimento contínua ou periodicamente, ou então que estabelece interconexão entre duas massas de água (DNAEE, 1976). 2- Corrente de água navegável que escoa entre bancos de areia, lama ou pedras (Diccionario de la Naturaleza, 1987). Partindo desta teoria, afirmamos que o Canal Caboclo faz a conexão de duas massas de água, a primeira, o Rio Meriti e a segunda o Rio Sarapuí. Ambos os rios foram navegáveis no passado, e até os dias de hoje, podemos observar pequenos barcos circulando por suas águas.´ Já o Canal Caboclo nos trechos da Rua Caio de Carvalho e da Rua Milton Mendonça, ambas no Centro de Duque de Caxias, vem causando inúmeros transtornos para as familias que residem as margens do Canal, e também, nos dias de chuva com grande volume de água, o Canal transborda p

O reflorestamento urbano

Foto: Prefeitura de Ipatinga   O reflorestamento urbano é uma prática essencial para as cidades, especialmente considerando que, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050, 68% da população mundial viverá em áreas urbanas³. Vamos explorar mais sobre o tema: O que é reflorestamento urbano? O reflorestamento urbano envolve o plantio controlado de árvores em áreas urbanas. Seu objetivo é multifacetado e está diretamente relacionado às necessidades das cidades. Aqui estão alguns dos benefícios e objetivos do reflorestamento urbano: 1. Modificação do clima: As áreas verdes ajudam a combater o calor, tornando as cidades mais agradáveis para os habitantes. 2. Melhoria da qualidade do ar: Dado o alto tráfego nas cidades, os níveis de CO2 podem ser prejudiciais. As árvores contribuem para filtrar o ar e melhorar sua qualidade. 3. Beleza e sombra: O reflorestamento em áreas urbanas também visa embelezar as ruas e criar áreas de sombra para os pedestres. Técnicas