Pular para o conteúdo principal

ATENÇÃO AS EMBALAGENS PLÁSTICAS QUE VOCÊ UTILIZA EM SUA CASA

Esteja atento ao significado de cada um dos símbolos presentes ao fundo de produtos de origem plástica:


- Garrafas e copos descartáveis;
- Potes para margarina;
- Embalagens de sucos;
- Potes de iogurte;
- Embalagem de produtos de limpeza, etc. 



O triângulo com um número dentro identifica a origem do plástico. 

Primeiramente é preciso saber que, independente da numeração, todos os plásticos são polímeros, o que podemos perceber até na nomenclatura. 

1. As embalagens PET, identificadas pelo número 1, são feitas a partir do Polietileno tereftalato.  Estes são empregadas em garrafas para água mineral e refrigerantes. 

2. A sigla PEAD (Polietileno de Alta Densidade) é referente às embalagens para produtos químicos domésticos que normalmente são utilizados para produtos de limpeza. 

3. Os plásticos PVC (Policloreto de vinila), também identificados por V, são empregados em tubos e conexões para água, lonas, calçados, bolsas de sangue e soro, brinquedos, etc. 

4. O Polietileno de baixa densidade (PEBD) é o polímero usado para produzir sacos de lixo, filmes em geral, entre outros. 

5. A sigla PP identifica o Polipropileno, os plásticos com esta classificação são usados para fabricar embalagens para margarina, seringas descartáveis, utilidades domésticas. 

6. O Poliestiremo, representado pela sigla PS, tem uma vasta utilização, é empregado no feitio de cabines de TV, copos descartáveis e embalagens em geral. 

7. A classificação 7 é para as resinas plásticas, entre elas podemos citar o PC. 

Este por sua vez é altamente perigoso.



O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd’s, etc. 

Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde. Se for, por exemplo, aquecer seu almoço no micro-ondas e utilizar um recipiente tipo 7 (termoplástico), vai fazer com que a substância tóxica seja transferida mais facilmente para o alimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A contaminação geradas pelos cemitérios

Um cemitério mal zelado podem gerar graves problemas. Cessada a vida, anulam-se as trocas nutritivas das células e o meio acidifica-se, iniciando-se o fenômeno transformativo de autólise. Enterrado o corpo (inumação ou entumulamento), instalam-se os processos putrefativos de ordem físico-química, em que atuam vários microorganismos. A PUTREFAÇÃO dos cadáveres é  influenciada por fatores intrínsecos e extrínsecos. Os intrínsecos são pertencem ao próprio corpo, tais como: idade, constituição física e causa-mortis. Os extrínsecos são pertinentes ao ambiente onde o corpo foi depositado, tais como: temperatura, umidade, aeração, constituição mineralógica do solo, permeabilidade (...) O corpo humano, em sua constituição apresenta cerca de 65% de água, com relação ao peso. Os indivíduos magros apresentam um conteúdo de até 75% de água, enquanto que os indivíduos gordos apresentam até 55% de água. Dessa maneira um indivíduo adulto que tenha 70 kg tem um conteúdo da ordem de 46 Kg em água,

O Canal Caboclo

Há poucos metros do Centro de Duque de Caxias, iniciando-se a partir da comunidade da Vila Ideal está o Canal Caboclo. CANAL: 1- Curso d'água natural ou artificial, claramente diferenciado, que contém água em movimento contínua ou periodicamente, ou então que estabelece interconexão entre duas massas de água (DNAEE, 1976). 2- Corrente de água navegável que escoa entre bancos de areia, lama ou pedras (Diccionario de la Naturaleza, 1987). Partindo desta teoria, afirmamos que o Canal Caboclo faz a conexão de duas massas de água, a primeira, o Rio Meriti e a segunda o Rio Sarapuí. Ambos os rios foram navegáveis no passado, e até os dias de hoje, podemos observar pequenos barcos circulando por suas águas.´ Já o Canal Caboclo nos trechos da Rua Caio de Carvalho e da Rua Milton Mendonça, ambas no Centro de Duque de Caxias, vem causando inúmeros transtornos para as familias que residem as margens do Canal, e também, nos dias de chuva com grande volume de água, o Canal transborda p

O reflorestamento urbano

Foto: Prefeitura de Ipatinga   O reflorestamento urbano é uma prática essencial para as cidades, especialmente considerando que, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050, 68% da população mundial viverá em áreas urbanas³. Vamos explorar mais sobre o tema: O que é reflorestamento urbano? O reflorestamento urbano envolve o plantio controlado de árvores em áreas urbanas. Seu objetivo é multifacetado e está diretamente relacionado às necessidades das cidades. Aqui estão alguns dos benefícios e objetivos do reflorestamento urbano: 1. Modificação do clima: As áreas verdes ajudam a combater o calor, tornando as cidades mais agradáveis para os habitantes. 2. Melhoria da qualidade do ar: Dado o alto tráfego nas cidades, os níveis de CO2 podem ser prejudiciais. As árvores contribuem para filtrar o ar e melhorar sua qualidade. 3. Beleza e sombra: O reflorestamento em áreas urbanas também visa embelezar as ruas e criar áreas de sombra para os pedestres. Técnicas